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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Postos do Candomblé

Cargos (postos) ocupados em um Ilê Axé

Olóyès , Ogãns e Àjòiès 

Iyalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo, é o posto mais elevado do ILê; tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás. 
Iyaegbé/Babaegbé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia. Posto paralelo ao da Iyalorixá ou Babalorixá. 
Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé. É quem escolhe os Oloyes de acordo com as determinações superiores. 
Iyakekere: Mãe pequena do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos no Ilê. 
Ojubonã: É a mãe criadeira. 
Iyamoro: Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna. 
Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos. 
Iyadagan: Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan. 
Iyabassé: Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxilia-la, sendo ela a única responsável por qualquer falha eventual. 
Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro. 
Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos em obrigações de "cantar folhas". Geralmente filhas de Oxun. 
Aiybá: Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi. 
Ològun: Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê. 
Oloya: Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya. 
Mayê: Mexe com as coisas mais secretas do Axé, ligadas a iniciação do Adoxú. 
Agbeni Oyê: Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa. 
Oyê: Se relaciona com a Yaefun/Babaefun; ou seja, coisas de AWO para iniciação. 
Olopondá: Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto. 
Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar de obrigação. 
Kólàbá: Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo. 
Agimuda: Relação com o Ipadê de Exú. Aquela que carrega a espada. Titulo feminino usado no culto de Oya e Geledé. 
Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé. 
Iyasíhà Aiyabá é quem segura o estandarte de Oxalá. 
Omolàra: Posto de confiança. 
Sarapegbé: Mensageiro de coisas civis e de awo. 
Akòwé Ilê Xangô: É a Secretária da casa de Xângo. Zelo, Orô e compras. 
Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância. 

Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Traz axé de Ogun. Trabalha em conjunto com Iyalorixá/Babalorixá, Oloyês e Ogans. Não pode errar. Responsável direto pelos sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser chamado de Pai. E também possui sub-posto Otun e Osi. 
OgaláTebessê: Dono dos toques, cânticos e danças. Trabalha em conjunto com o Alagbê, possui sub-posto Otun e Osi. 
Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos Ilùs, os instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a ALVORADA mais ou menos 40 min. Se um autoridade de outro Axé chegar ao Ilê, o Alagbê, tem de lhe prestar as devidas homenagens "dobrar o Ilù" oferecer até sua própria cadeira. Também possui sub-posto Otun e Osi. 
Alagbá: Ambito civil do Axé. 
Àjòiè: Camareira do Orixá. Ekédi. 
Ojuoba: Posto de honra no Ilê Xangô e possui sub-posto Otun e Osi. 
Teololá: Aquela que acompanha os Obas de Xangô. 
Sobalóju: Título masculino e feminino. Sendo o mais importante e atraente, o preferido do rei. 
Mawo: Grande confiança. 
Balógun: Título ligado ao Ilê Ogun. 
Alagada: Ogan que cuida das ferramentas de Ogun. 
Balóde: Ogan de Odé. 
Aficodé: Chefe do Aramefá (6 corpos) ligado ao Ilê Odé. 
Ypery: Ogan ou Àjòiè de Odé 
Alajopa: Pessoa de Odé, que leva a caça para ele. 
Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca o Ilù dedicado a Oxalá. 
Assogbá: Ogan ligado ao Ilê Omolú e cultos de Obaluaiye, Nanã, Egun e Exú. 
Alabawy: Pessoa que trabalha na área jurídica e que cuida dos interesses civis do Axé. 
Leyn: Pessoa do Ogun ou Odé, que zela Ogun. 
Alagbede: Pessoa que trabalha no ramo de ferro e metais e forja as ferramentas do Axé. 
Elémòsó: Ogan ou Àjòiè de Oxaguian, ligados ao Ilê Oxalá. 
Gymu: Àjòiè de Omolu, que cuida de tudo que se relaciona a Omolu, Nanã e Ossany. 
Kaweó: Ligado ao Ilê Ossaiyn. 
Ogòtún: Ligado ao Ilê Oxun. 
Oba Odofin: Ligado ao Ilê Oxalá. 
Iwin Dunse: Ligado ao Ilê Oxalá. 
Apokan: Ligado ao Ilê Omolú. 
Abogun: Ogan que cultua Ogun. 

Nação Ketu


Nação Ketu 

NAÇÃO KETU
O culto dos orixás remonta de muitos séculos, talvez sendo um dos mais antigos cultos religiosos de toda história da humanidade.
O objetivo principal deste culto é o equilíbrio entre o ser humano e a divindade aí chamada de orixá.
A religião de orixá tem por base ensinamentos que são passados de geração a geração de forma oral.
Basicamente este culto está assim organizado:

Olorun - Senhor Supremo ou Deus Todo Poderoso.
Olodumare – Senhor do Destino .
Orunmilá – Divindade da Sabedoria (Senhor do Oráculo de Ifá)
Orixá – Divindade de Comunicação entre Olodumare e os homens, também chamado de elegun, onde a palavra elegun quer dizer
"aquele que pode ser possuído pelo Orixá".
Egungun – Espíritos dos Ancestrais

Os mitos são muito importantes no culto dos orixás, pois é através deles que encontramos explicações plausíveis para determinados ritos.

O MITO DA CRIAÇÃO Yorubá: Olodumaré enviou Oxalá para que criasse o mundo. A ele foi confiado um saco de areia, uma galinha com 5 (cinco) dedos e um camaleão.
A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por último, colocaria o camaleão para saber se a terra estava firme.

Oxalá foi avisado para fazer uma oferenda à Exu antes de sair para cumprir sua missão. Por ser um orixá funfun, Oxalá se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou a oferenda à Exu. Descontente, Exu resolveu vingar-se de Oxalá, fazendo-o sentir muita sede. Não tendo outra alternativa, Oxalá furou com seu opasoro o tronco de uma palmeira. Dela escorreu um líquido refrescante que era o vinho de Palma. Com o vinho, ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo.

Olodumaré, vendo que Oxalá não havia cumprido a sua tarefa, enviou Oduduwa para verificar o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxalá estava embriagado, Oduduwa cumpriu sua tarefa e os outros orixás vieram se reunir a ele, descendo dos céus, graças a uma corrente que ainda se podia ver no Bosque de Olose.

Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada à Oxalá: a honra de criar os homens. Entretanto, incorrigível, embriagou-se novamente e começou a fabricar anões, corcundas, albinos e toda espécie de monstros.Oduduwa interveio novamente. Acabou com os monstros gerados por Oxalá e criou homens sadios e vigorosos, que foram insuflados com a vida por Olodumaré.

Esta situação provocou uma guerra entre Oduduwa e Oxalá. O último, Oxalá, foi então derrotado e Oduduwa tornou-se o primeiro Oba Oni Ifé ou "O primeiro Rei de Ifé"
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