Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

É COM MUITA ALEGRIA E ADMIRAÇÃO QUE EU BÀBÁLÒÓRISÁ ARNALDO TY ÒYÁ SACERDOTE ESPIRITUAL DO ÈGBÈ YLÊ ÒYÁ E ÒLÙAYWÈ MORADA DO CABOCLO SETE SERRADO E MÃE BENEDITA D' ARUANDA DO ASÉ TY ILHA AMARELA, CONVIDO A TODOS AMIGOS, SIMPATIZANTES DA RELIGIÃO DE MATRIZES AFRICANAS PARA A ENTREGA DO MEU PRIMEIRO OYÊ AO MEU HUMBONO ** RAFAEL TY OBATALÁ** A REALIZAR-SE NO DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2014 AS DEZENOVE HORAS CITUADO A RUA MOISÉS JUSTINO, 43 VILA NHOCUNÉ - SÃO PAULO TELEFONE: (11) 95297-6787 OP. TIM CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS AMIGOS E SIMPATIZANTES DA NOSSA RELIGIÃO. PEÇO POR GENTILEZA QUE O SEU TRAJE RITUALISTICO SEJA BRANCO VAMOS LOUVAR O NOSSO GRANDE ÒRÌSÀ FUN FUN IGBASÉ!!!!

É COM MUITA ALEGRIA E ADMIRAÇÃO QUE EU BÀBÁLÒÓRISÁ ARNALDO TY ÒYÁ SACERDOTE ESPIRITUAL DO ÈGBÈ YLÊ ÒYÁ E ÒLÙAYWÈ MORADA DO CABOCLO SETE SERRADO E MÃE BENEDITA D' ARUANDA DO ASÉ TY ILHA AMARELA, CONVIDO A TODOS AMIGOS, SIMPATIZANTES DA RELIGIÃO DE MATRIZES AFRICANAS PARA A ENTREGA DO MEU PRIMEIRO OYÊ AO MEU HUMBONO

** RAFAEL TY OBATALÁ**

A REALIZAR-SE NO DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2014 AS DEZENOVE HORAS
CITUADO A RUA MOISÉS JUSTINO, 43 VILA NHOCUNÉ - SÃO PAULO
TELEFONE: (11) 95297-6787 OP. TIM
CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS AMIGOS E SIMPATIZANTES DA NOSSA RELIGIÃO.
PEÇO POR GENTILEZA QUE O SEU TRAJE RITUALISTICO SEJA BRANCO

VAMOS LOUVAR O NOSSO GRANDE ÒRÌSÀ FUN FUN
IGBASÉ!!!!



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

De Iniciação ao Oyê

Um ano após a feitura, o nascimento no santo, o Yawo deve fazer a sua primeira obrigação que tem como significado comemorar esse nascimento e o reforço dos seus votos. Nessa ocasião, são oferecidos: um Bori e comida seca para os Orixás

Os votos serão renovados ao completar 3 (três) anos. Serão então oferecidos: um Bori, comidas secas e um animal de quatro patas, que seja do fundamento do seu Orixá.

Aos 7 (sete) anos de feitura o Iyawo alcança a maior idade no santo tornando-se Egbomi (irmão mais velho) e a partir deste momento está pronto para assumir funções sacerdotais, ou seja tornar-se dono de sua própria casa ou na sua comunidade se tiver evidentemente o cargo para zelador, caso não tenha, poderá assumir um cargo dentro da casa.

As obrigações dentro do Candomblé não podem ser adiantadas, ou seja, dadas antes do prazo, existe a necessidade de ser respeitado o tempo para que sejam realizadas.

Somente a iniciação não assegura que o Iyawo, receba o cargo de Egbomi, ele precisa cumprir todas as etapas descritas anteriormente e mesmo tendo mais de 7 (sete) anos de feito, enquanto não forem realizados os rituais de passagem seguindo a ordem cronológica, ele continuará sendo um Iyawo.

O Egbomi recebe durante a cerimónia, elementos de fundamental utilidade para que exerça a função sacerdotal entre eles, os seus búzios e navalha; é justamente o conjunto destes elementos que origina o nome Deká ou Cuia.

Outras duas obrigações são necessárias a este novo Egbomi, quando forem completados 14 (catorze) e 21 (vinte e um) anos de santo.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Saida de Yàwò




O ÈGBÈ YLÊ ÒYÁ E ÒLÚAYWÈ - ASÉ ILHA AMARELA JUNTAMENTE COM O BÀBÁLÒÓRISÁ ARNALDO TY ÒYÁ E A IYÁLÒÓRISÁ LUCIA TY ÒGÚN TEM A HONRA DE CONVIDAR OS LIDERES RELIGIOSOS E SEUS FILHOS DE MATRIZES AFRICANA PARA O NASCIMENTE DE MAIS UMA YÀWÒ.
A REALIZAR-SE NO DIA 25 DE JANEIRO DE 2014 ÀS 19HS, NA RUA MOISÉS JUSTINO, 43 - VILA NHOCUNÉ - SP